é comum ouvir de muitos clientes que não se sentem confortáveis dentro de suas próprias famílias. Essa sensação pode ser causada por diferentes motivos, mas neste post, gostaria de abordar as duas que considero mais relevantes do ponto de vista sistêmico.
A primeira causa está relacionada com a exclusão de um membro da família, geralmente por ter um comportamento ou atitudes que destoam dos demais. Esse membro excluído pode ser uma figura distante, mas sua ausência ainda é sentida pela família. Como a consciência grupal do sistema familiar não tolera a exclusão, um membro mais novo pode sentir a mesma sensação de exclusão e até mesmo assumir comportamentos semelhantes ao do membro excluído. Isso ocorre devido a um amor e lealdade invisível, que tem como objetivo fazer com que o excluído seja visto e volte a fazer parte do grupo. No entanto, é importante que esse movimento seja realizado de forma consciente e por alguém que tenha condições para tal.
A segunda possibilidade tem a ver com o fato de uma pessoa não se sentir em seu lugar certo dentro da família. Isso geralmente acontece com os membros mais novos ou “pequenos”, que precisam seguir a ordem de chegada dos que vieram antes. Conflitos de gerações são comuns e fazem parte da evolução individual e coletiva, mas quando um indivíduo não consegue aceitar os limites dos relacionamentos e quer impor sua própria vontade, é natural que ele se sinta deslocado. Nesses casos, é fundamental reconhecer que existe uma liderança nas relações que precisa ser respeitada, pois esse é um dos pilares fundamentais para a obtenção de força e equilíbrio pessoal.
Embora não seja obrigatório se sentir bem na família, é importante não se sentir separado e desconectado internamente, pois isso pode tornar a vida mais difícil e pesada em vários aspectos. Como terapeuta de constelação familiar, encorajo meus clientes a explorar e entender as dinâmicas familiares, para que possam encontrar uma sensação de pertencimento e paz interior. Se você já se sentiu ou ainda se sente deslocado em sua família de origem, é importante reconhecer que existe uma autoridade nas relações que precisa ser respeitada, pois isso pode ser um dos pilares fundamentais para a entrega de força e equilíbrio pessoal.
#constelaçãofamiliar #relacionamentosfamiliares #equilíbriopessoal #respeitoaoslimites
Qualquer dúvida pergunte!
Agende sua Constelação Familiar pelo https://wa.me/5513981118223